Pular para o conteúdo principal

Televisão - Copa do Mundo em alta definição

TELEVISÃO »
Copa do Mundo em alta definição

Pela primeira vez o campeonato mundial de futebol será transmitido com imagens em alta definição. O 3D também será a aposta da indústria para conquistar o público e faturar neste ano


De quatro em quatro anos, não são só os torcedores que esperam ansiosamente a edição de mais um campeonato mundial de futebol. As empresas de eletroeletrônicos também aguardam o evento com expectativas de crescimento no comércio dos produtos, principalmente dos televisores. E, por falar neles, este ano a indústria quer que as emoções dos jogos de futebol sejam acompanhadas em novos aparelhos recheados de recursos e com imagens que unam o Full HD e o 3D.

De acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a previsão é que sejam comercializados 11,5 milhões de aparelhos em 2010, cerca de 60% apenas no primeiro semestre. O número representa um aumento de produção de 21% em relação ao ano passado. O diretor de marketing da LG, Eduardo Toni, também aponta números bons para a mercado. “Apostamos em um aumento de 55% nas vendas do primeiro semestre deste ano na área de televisores por causa da Copa”, disse Toni durante o evento Digital Experience, onde a empresa mostrou as novidades para os próximos 12 meses. As tecnologias plasma, LCD e LED estão entre as opções mais procuradas dos consumidores para acompanhar em Full HD as emoções do jogos de futebol. As empresas oferecem aparelhos de 22 a 72 polegadas este ano.


Saiba mais...
Para bater um bolão
Com direito a replay
Cadeira a preço de arquibancada
Banco de reservas Somente a LG apresentou mais de 30 modelos de aparelhos a serem lançados a partir deste mês. Nove deles, entre 42 e 72 polegadas, estão prontos para reproduzir o conteúdo em terceira dimensão. Além disso, todos os modelos acima de 32 polegadas já possuem o conversor integrado, fundamental para a captura do sinal digital. “O sistema Ginga (padrão da TV digital no Brasil) começa a ser incorporado aos aparelhos ainda este mês”, garantiu Toni. A empresa pretende ainda vender 1 milhão de televisores 3D em todo mundo este ano e ter 25% de fatia de mercado.

A Samsung também aposta nas vendas de aparelhos Full HD para a Copa do Mundo da África do Sul. “As TVs de plasma e LCD são objeto de desejo entre os brasileiros. Por isso, precisamos acompanhar a necessidade dos consumidores para atender a demanda por estes modelos”, disse Marcio Portella, diretor da divisão de eletrônicos de consumo da Samsung. Desde o lançamento, no ano passado, a empresa já vendeu 2,6 milhões de tevês LED Full HD mundialmente.

Em março, a companhia apresentou os modelos para este ano com foco nos aparelhos 3D, que serão produzidos em Manaus. “Com a chegada das tevês 3D, damos mais uma amostra da importância do mercado nacional para a marca. Também conseguimos trazer um produto com tecnologia revolucionária a um preço acessível. Certamente estamos em uma nova era no entretenimento doméstico”, explicou Portella. Serão nove modelos de tevês com tecnologia 3D de até 65 polegadas.

A japonesa Sony aposta também na geração do tridimensional e mostra amanhã os lançamentos para 2010. Os televisores acentuam a experiência visual do telespectador, principalmente em cenas de movimento, pois possuem taxa de atualização da tela mais altas que os aparelhos comuns. O Full HD também vai estar presente, já que as tevês contam com conversor digital integrado e sensor de luminosidade, capaz de adaptar o brilho da imagem à necessidade do ambiente, reduzindo o gasto de energia. A partir de junho, a empresa promete começar a venda dos televisores.

Emissoras
A Fifa anunciou no final do ano passado que irá transmitir 25 partidas da Copa do Mundo com a tecnologia 3D. A transmissão será feira em parceria com a Sony. “Isso impulsiona os fãs do futebol para dentro de uma dimensão totalmente nova e marca o começo de uma nova era na transmissão de esportes”, disse Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA no anúncio da parceria. Em fevereiro deste ano, o jogo entre Arsenal e Manchester United foi o primeiro a ser transmitido em três dimensões.

Quem também comemora a transmissão do evento em alta definição são as empresas de televisão a cabo, que oferecem opções de canais HD e já cogitam a possibilidade de exibir os jogos em 3D. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de assinantes de TV a cabo já passa dos 25 milhões de brasileiros. A Sky possui 150 mil assinantes HD e pretende triplicar a base de assinantes do sistema em 2010 por conta dos jogos da Copa.

Em relação à transmissão em 3D, a Sky afirmou em nota que acompanha as pesquisas na área e as demonstrações que a DirecTV realiza nos Estados Unidos, onde o serviço será lançado no segundo semestre deste ano. “Vale lembrar que ainda não existe aplicação prática para 3D via TV no Brasil; aliás, em quase todo o mundo, pois, além de praticamente não existir conteúdo, é necessário uma TV especial para decodificar o sinal. Ainda não existe a definição de um padrão mundial para tal tecnologia”, explicou a empresa no documento.

Para quem vai ficar apenas com a tevê aberta, duas emissoras pretendem fazer a transmissão com alta definição para as localidades onde há o sinal digital. Os telespectadores que não têm televisores Full HD ou aparelhos sem conversor integrado devem comprar um conversor (a partir de R$ 200) para poder assistir às partidas com melhor qualidade.

Glossário

Antes de escolher o próximo aparelho de tevê, entenda alguns termos utilizados nesta edição:

LCD — Sigla para liquid crystal display ou tela de cristal líquido. O visor é composto por cristais líquidos que reagem assim que a energia elétrica é transmitida. Por emitir mais luz através de uma lâmpada branca atrás da tela, o LCD é uma boa pedida para ambientes claros.

LED — Light emitting diode ou diodo emissor de luz. Na verdade, são tevês de LCD que usam a luz de LED para iluminar a tela de cristal de líquido. As lâmpadas de diodo estão por toda a extensão traseira da tela, o que dá à imagem maior nitidez, permite menor consumo de energia e torna possível diminuir a espessura do aparelho.

Plasma — Plasma display panel ou tela de plasma. Quando a corrente elétrica passa por pequenas células que contêm uma mistura de gases, ela ativa o gás, que passa para o estado plasma. Na prática, as vantagens dessa tevê são o contraste de cores e o ângulo de visão, maior que o das outras opções.

Taxa de contraste — Quanto maior a taxa de contraste, maior a variedade e a qualidade das cores na tela. Na prática, essa taxa representa a nitidez das imagens no televisor.

Taxa de atualização — É o número de vezes por segundo que uma imagem é renovada na tela. Geralmente é medida em Hz. Se uma TV tem taxa de atualização de 120Hz, isso significa que a imagem será renovada 120 vezes em um segundo.

Tempo de resposta — Tempo em que a tela leva para mudar um pixel de preto para branco. Na prática, se o tempo de resposta for pequeno, pode haver formação de “fantasmas” ou “borrões” na tela, principalmente em imagens dinâmicas, como as dos jogos de futebol.

O número
11,5 milhões
Número de aparelhos de TV a serem vendidos no Brasil em 2010


Ataide de Almeida Jr.

Publicação: 13/04/2010 07:00 Atualização: 13/04/2010 20:25

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A batalha por uma SafeKid (Unicamp)

Figura 1 - Cadeira Safekid (Unicamp) Nas consultas usando a ferramenta de busca do Google obtive os seguintes link para a tal cadeira. 1- http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1010380-2213-2,00.html 2- http://www.ibiubi.com.br/produtos/cadeira-cinto-de-seguran%c3%a7a-safekid-projetado-pela-unicamp+beb%c3%aas-e-crian%c3%a7as+cadeiras/IUID4138740/ 3- http://compras.hsw.uol.com.br/assento-infantil-guia.htm 4- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-123086053-cadeiracinto-de-seguranca-safekid-projetado-pela-unicamp-_JM a própria! só que venda finalizada. Foi então que resolvi procurar no Bing (Microsoft) www.bing.com. Também não encontrei! Rs Encontrei algumas parecidas a preços imbatíveis, mas fora do país. 1- http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_Produto.asp?Produto=1766074&linha=BB&Setor=CADA&modelo=08 2- http://www.precomania.com/search_attrib.php/page_id=1990/st=page/page=1 Mas foi no Yahoo buscas que eu encontrei a dita cuja. Quero dizer, um possível ...

Driver para Receptor de TV Digital da Multilaser RE003

Email recebido da central de atendimento da Multilaser para resolver problema de funcionamento do receptor digital em Windows 7. --------------------------------------------------------------------------------- Prezado(a) Cliente, Primeiramente pedimos desculpas por quaisquer transtornos causados. Segue anexo manual passo a passo para a instalação do RE003. Conseguimos desenvolver um novo software para o aparelho, pois o enviado no cd não estava conseguindo localizar canais. Peço a gentileza de seguir o passo a passo e me informar se conseguiu utilizar o produto. Os drivers que irá precisar estão disponíveis no link http://tinyurl.com/j3w3svn Os drivers que irá precisar estão disponíveis no link  http://tinyurl.com/j3w3svn Os drivers que irá precisar estão disponíveis no link  http://tinyurl.com/j3w3svn Instale os drivers e o software Presto! Serial: EVALUATION

EmguCV DLL Not Found Exception -Unable to find cvextern?

Eu também tive os mesmos problemas. Neste fórum emgucv , não sei por que cvextern.dlldo emgucv 3.4.3 não é possível carregar cvextern (porque não é possível encontrar cvextern), e você permitiu usar o arquivo cvextern.dlldo emgucv 3.4.2 (certifique-se de escolher x64 / x86), copie /bin/Debuge este arquivo é encontrado automaticamente /bin/Debug/x86ou /bin/Debug/x64quando você termina de construir o programa no Visual Studio.  O Erro:  The type initializer for 'Emgu.CV.CvInvoke' threw an exception. : Unable to load DLL 'cvextern': The specified module could not be found. (Exception from HRESULT: 0x8007007E)  Para resolver o problema copia a pasta x64 ou x86 para dentro da pasta bin da aplicação. Ou copie os arquivos para dentro da pasta bin da aplicação WCF.